Aki passaram...

08/06/17

Risco da presença de amianto na escola

O amianto (asbesto) é um material tóxico e cancerígeno, que foi extensivamente utilizado na construção civil mas que está proibido em toda a União Europeia desde 2005. É considerado um agente carcinogénico para o qual, segundo a OMS, o risco é considerável pois “não se conhecem valores limites de exposição abaixo dos quais não haja risco cancerígeno”.

Após a lista publicada em 2011, notícia do Jornal Expresso espelha a preocupante situação das escolas do país, entre as quais, a escola sede do Agrupamento de Escolas da Chamusca: 800 escolas em Portugal têm amianto, tal facto faz das crianças um grupo de risco já que passam muito tempo nas escolas.

Ainda segundo a OMS, desde que os materiais contendo amianto estejam em bom estado de conservação, ou seja, não aparentem vestígios de degradação ou fissuração, não estando a libertar fibras para o ar, não constituem um perigo para a saúde ambiental. Informações também disponíveis no site da Quercus.

À primeira vista, salta que há vestígios de degradação e fissuração nas coberturas e construções da escola, daí que se tenham levantado questões em sede própria, no concelho.

Sem comentários:

Digam lá outra vez...

Aventuras no Lab5

Química e Ambiente

Uma nova forma de ensinar Química e descobrir o Ambiente.
A ciência Química e as Tecnologias do Ambiente.

Imagens verdes - "cidadeverde.com"