Aki passaram...

17/06/17

Estruturas danificadas

Passaram 6 anos desde a elaboração da lista de edifícios públicos com presumível presença de amianto.
Desde então os problemas visíveis agravaram-se, com queda de parte da estrutura lateral do pavilhão A e envelhecimento das coberturas de fibrocimento, partidas, fissuradas, cobertas de fungos e de vegetação (algumas ervas altas). No interior dos pavilhões poderão também existir outros elementos de construção com fibrocimento e amianto (canalizações, degraus, paredes e revestimentos), a sinalizar e monitorizar.


passagem impedida devido a risco de nova derrocada - grades amarelas

telhado escurecido e com grandes manchas amarelas

Com a falta de respostas e de  testes conclusivos, acredite quem quiser que a estrutura do fibrocimento não está danificada e a emitir poeira. E isto, porque cientificamente, sabe-se que:
  •  o envelhecimento do fibrocimento provoca uma diminuição da sua resistência mecânica tornando-o quebradiço e com  fortes possibilidades de ocorrência de fraturas e de fissuras (como se observa na escola);
  • os principais fenómenos de deterioração e envelhecimento do fibrocimento são a carbonatação, a lixiviação e as chuvas ácidas; na escola notam-se ocorrências das duas primeiras com presença de formações provavelmente ricas em sulfatos e carbonatos de cálcio e óxidos de alumínio.
  •  o processo de  lixiviação (facilitado pelo fluxo de águas da chuva)  afeta bastante as propriedades mecânicas da matriz do fibrocimento, favorecendo a libertação de fibras para o ambiente;
  • o desenvolvimento de vegetação (plantas, verdetes, musgos) nas coberturas está associado a um escoamento deficiente das águas pluviais;  para evitar essa acumulação, seria importante fazer-se limpeza regular dessas coberturas (por quem afinal?);
  • o uso de cordões de estanquidade é essencial nas coberturas para evitar as transformações  inerentes à infiltração da água da chuva;
  • também a aplicação de fixações e realização de encaixes deve ser especialmente vigiada, pois são locais preferenciais de alteração do fibrocimento.
Não havia, pois, pior altura para trazer os alunos do 1º ciclo para esta escola C+S , o que sucedeu nos últimos tempos. Lamenta-se que, por motivo de obras planeadas, se tenham deslocado alunos  para outro espaço que muito precisa de obras!

Desatenção, negligência, desprezo, inconveniência, insuficiência? A substituição dos materiais em fibrocimento já deveria ter sido prioridade e houve várias oportunidades para a fazer.

E a pergunta persiste: Por que é que ainda não foi agendada ???


Sem comentários:

Digam lá outra vez...

Aventuras no Lab5

Química e Ambiente

Uma nova forma de ensinar Química e descobrir o Ambiente.
A ciência Química e as Tecnologias do Ambiente.

Imagens verdes - "cidadeverde.com"